Quando a inovação demora demais: o caso do Cadastro Positivo.

Por décadas, a criação do cadastro positivo era vista como a solução para melhorar a justiça na concessão de crédito no Brasil. Quando ele finalmente se tornou realidade viável, uma outra solução muito mais poderosa já era apresentada.

Fernando Cosenza
4 min readJun 11, 2021

Por muitos anos, trabalhamos na indústria de análise de crédito. Ali, fomos testemunhas (e em alguns momentos, até protagonistas) da luta pela criação do cadastro positivo no Brasil.

Em resumo, o cadastro positivo é uma ferramenta que permite o compartilhamento do histórico positivo de pagamentos de uma pessoa ou empresa. Com base nessas informações, é possível calcular o risco de crédito com muito mais assertividade.

Comparando com o modelo que tínhamos anteriormente à sua aprovação, o cadastro positivo realmente representava uma inovação muito promissora. Antes, os concedentes de crédito que não tivessem relacionamento prévio com um determinado cliente baseavam a sua decisão de concessão majoritariamente no histórico de inadimplência.

A análise de risco de crédito baseada apenas na informação negativa (ou seja, na existência de débitos em aberto) de fato causava uma certa…

--

--