Por que líderes aderem à agenda da responsabilidade social?

Parte menos compreendida do conceito ESG (governança ambiental, social e corporativa), a responsabilidade social tem potencial para se consolidar como uma poderosa alavanca de negócios no cenário pós-covid.

Fernando Cosenza
5 min readMay 31, 2021

Cada vez mais empresas compreendem a responsabilidade social como algo importante. Esse aumento se dá porque a adoção da responsabilidade social faz bem para o negócio. E fará ainda mais no mundo pós-covid.

É verdade que a contribuição da responsabilidade social para o negócio ainda é um debate aberto. Mas um bom começo é entender que ela não contradiz a natureza de uma empresa, qual seja: gerar lucro. Muito pelo contrário. Empresas responsáveis são preferidas pelos clientes. A preferência simboliza o nível máximo de competitividade que uma empresa pode alcançar. Nada mais alinhado com o negócio do que isso.

Empresas existem para ganhar dinheiro. A responsabilidade social, assim como os outros aspectos da agenda ESG, não contradizem esse princípio. Na verdade e cada vez mais, eles funcionam como alavancas para a competitividade.

Mesmo sem contradição, na prática nem todos os líderes aderem à responsabilidade social pelas mesmas…

--

--